quinta-feira, 26 de março de 2015

Carro parte 2...



Continuação... Carro na Irlanda...

Embora nossa vida não dependa tanto de carro aqui na Irlanda como  no Brasil, percebemos que em algumas situações o carro é muito útil, principalmente com crianças. O inverno é muito rigoroso, chuvas intensas e ventos mais ainda. Com criança não rola  andar a pé ou de bike nessa época do ano. Eu sei, comprar um carro só por causa de uma estação? Lógico que não foi só por isso. Foi isso e nossa vontade de conhecer a Irlanda e Irlanda do Norte  de uma ponta a outra. Na ponta do papel sai muito mais barato viajar com  família de carro do que de trem. De trem é massa, mas só rola uma vez ou outra. Sai caro. E também tem lugares que de trem não chega, mas carro sim:)!




Uma das vantagens de ser brasileiro na Irlanda é poder utilizar a carta de motorista brasileira por aqui. Mesmo com algumas diferenças, inclusive o fato de as ruas serem de mão inglesa (aqui se dirige do lado esquerdo da rua) é possível, com a carteira de motorista brasileira, dirigir.…É importante reforçar que isto é válido somente durante o primeiro ano de estadia do cidadão brasileiro na Irlanda, portanto quem pretende dirigir na Irlanda depois deste período tem de fazer a carta de motorista irlandesa, pois não é possível transferir a sua habilitação brasileira (nem a habilitação internacional) para a Irlanda. Mais isso é uma outra história e quando for vivencia-la rs, posto aqui:). 

Pra um carro ser legalizado aqui na terra dos duendes é preciso algumas coisinhas :)!

Seguro do carro. Além do seguro, tem mais duas coisas que são obrigatórias: Motor Tax e NCT. Motor Tax é uma taxa do governo (como nosso Licenciamento). Ela é calculada pelas cilindradas do carro, ou seja, quanto mais motor, mais caro fica. Pode se pago mensal, quadrienal ou anual. O NCT é uma vistoria que é feita em todos os carros, anualmente para os carros acima de 10 anos e para os mais novos, muda o critério. (talvez a cada dois ou três anos).

Algo que achei interessante é a forma que a Garda (Polícia Irlandesa) sabe se os documentos, taxas e seguros estão em dia. No pára-brisa há três selos que mostra a data que vence os respectivos seguros e taxas. Quando você paga o seguro e taxas, eles lhe entregam um "disco"para colocar no pára-brisa. Dessa forma, eles conseguem saber como estão as taxas e impostos. Todos os carros tem isso.

:)! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário