segunda-feira, 1 de junho de 2015

Trim





Mais um cenário de filme (Coração Valente – “Braveheart”), mais um passeio lindo. 

Pra quem gosta de história o tour ao Castelo de Trim é massa. Além disso, a cidadezinha é super fofa. 

 Logo que chegamos vimos o Castelo de Trim. Muito lindo. Tudo parece sonho. 

O tour guiado custa 4 euros para adulto. Recebemos um folheto e um cartão do tour que deve ser entregue ao guia. 

Mas antes da aventura dentro do Castelo....Saímos pra dar  uma volta ali por dentro do que sobrou das muralhas e por fora também antes de entrar no Castelo. Pra mim foi a melhor parte....Sem guia tudo é melhor, temos tempo pra olhar, pra admirar.... Pelo caminho tem algumas placas explicando o que era cada parte. Tudo muito mágico. Surreal. 




Voltando ao Castelo...Nossa guia era muito, muito enrolado kkkkkkkkkk e com  sotaque irlandês forte então  não deu pra entender muito bem tudo que ele dizia rs. Mas o lugar fala por si só e compensa muito. 

Assim que entramos, vamos para o grande salão, um espaço onde as pessoas eram recebidas ao chegar no castelo. Lembrando que o Trim Castle era um castelo de defesa, por isso não é muito grande e poucas pessoas viviam ali diariamente. No salão tem 3 maquetes mostrando como era o castelo em cada fase, porque ele foi sendo melhorado com o tempo.

Um pouquinho da história do Trim Castle: A construção foi iniciada em 1173 por Hugh de Lacy, foi finalizado no séc. XIII. Hugh morreu em 1186 e seu filho Walter continuou a construção. É o maior castelo Algo-Normando da Irlanda. Hugh de Lacy ganhou essa área em 1172 do rei Henry II. Na segunda metade do séc. XIII o castelo ficou em poder de Geoffrey de Geneville, que adicionou mais algumas partes ao castelo. No séc. XIV passou por casamento à família Mortimer, e foi abandonado em 1425 depois da morte do último membro da família. Foi ocupado novamente, agora pelo Rei Richard II, que colocou para morar lá dois de seus protegidos, um deles veio a ser o Rei Henry V.

Castelo-Trim: O que eram aquelas escadas? Se eu morasse lá, ia demorar um ano pra descer ou subir todo dia. E confesso, não aguentaria, tenho pânico de escadas rs.  É em caracol,  bem apertada e com degraus estreitos, nem cabia meu pé em alguns. Imagina se eu fosse um soldado e tivesse que descer aquilo com uma armadura e espada, ia cair e sair rolando. E eles fizeram assim por isso mesmo, para dificultar caso algum invasor entrasse lá.





Ao todo o castelo tem 4 torres e 3 andares. O passeio finaliza lá em cima, com uma vista bem legal da cidade. Muito legal ficar imaginando como era aquilo tudo naquela época, com as pessoas vivendo lá. 

Depois do passeio a gente deu uma volta na principal rua comercial de Trim, lanchamos, fomos na igreja.... A igreja é muito linda. Tudo tão grande, tão verde ao redor, tão iluminado. 





Toda vez que saio pra conhecer um lugar novo, tenho certeza da escolha que fizemos em vim pra Irlanda. Lugares lindos, limpos, tranquilos. Eu amo isso aqui. E como sempre, o passeio valeu muito!!!



2 comentários:

  1. Iraaaaado Jan!
    Um grande beijo do seu primo daqui do Brasil.
    Vá decorando tuuudo, quando eu for, quem será a minha guia vai ser você! !! Hahaha

    ResponderExcluir