terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PPS - CPF da Irlanda




Hoje o dia foi para burocracias....

De manhã fomos tirar o PPS. É tipo nosso CPF no Brasil. 

PPS – Personal Public Service Number – é um número de registro único que só pode ser obtido na Irlanda e permite o acesso a diversas coisas, como por exemplo, aos serviços públicos, registro para obtenção de carteira de motorista e, mais importante, que você seja registrado para poder trabalhar legalmente na Irlanda. 


Chegamos lá umas 10hrs da manhã, fomos de taxi, muito frio e com as crianças seria punk andar na rua até chegar ao metro. O taxi super baratinho....É como se fosse do Espinheiro pro Shopping Tacaruna. Deu menos de 10 Euros. Voltamos também de taxi pelo mesmo motivo, deu ainda mais barato, 9euros. 

Lá no PPS entregamos toda nossa documentação. Certidão de nascimento das crianças, nossa certidão de casamento, carta de trabalho de Brayner, visto, passaportes...Depois eu e Brayner tivermos que responder uns questionários de segurança e tirar fotos. Esse último processo é sozinho, sem auxilio. Ai já viu né? rs. 

Inglês com sotaque Irlandês é pra matar a pessoa...A moça teve que repetir bem umas mil vezes pra eu fazer as coisas rs. 

Tinha dez questões, das quais eu tinha que escolher duas pra responder como resposta de segurança. rs. Escolhi qual foi seu primeiro carro e qual seu apelido e infância:). 

Outro ponto foi ela me mandando tirar gorro, casaco, abrir os olhos e fechar a boca kkkkkkkkkkk, só entendi ela mandando eu olhar pra frente e tirar o gorro...Pense, ai ela começa  a fazer mimica rs...Uma hora deu certo.

E por fim, ela começou a rir perguntando se era costume todos os brasileiros terem nomes gigantes assim como o meu....:p. E disse que eu teria que escolher dois sobrenomes : Da Trindade ou Meira Henriques. Como meu passaporte está como Janine Henriques e a assinatura final tinha que ficar como o passaporte, quase que me obrigou a escolher Meira Henriques. Ficou Meira Henriques. Na Irlanda não sou mais Trindade. Painho quando souber morrerá de desgosto. Mais era isso ou nada de PPS. 

Então agora serei Mrs Meira Henriques.

Enfim terminou todas as perguntas, todos os questionários, foto tirada. Daqui há 5 dias estaremos com nosso PPS e viramos gente aqui na Irlanda. Rs. 

PPS – Amanhã conto como foi o resto do dia de hojeJ!

Beijo em tudinho!!!





Um comentário: