domingo, 14 de fevereiro de 2016

The Revenant




Ontem fui ao cinema assitir o tao falado filme  THE REVENANT. 

Sai do filme super impressionada. O enredo e muitas das cenas sao bastante intensas. E quando cheguei em casa e fui pesquisar a respeito do filme. Fiquei chocada ao descobrir que se tratava de uma historia real. Fiquei com isso na cabeca a noite toda, a madruagda, toda, a manha toda... Isso mesmo...Nao dormi. 

Mas enfim, vamos ao resumo basicao do filme e minhas humildes percepcoes.



O Filme retrata a historia dos homens contratados para retirar peles de animais selvagens para confeccao de casacos ao exercito no norte dos Estados Unidos do começo do seculo XIX e retrata tambem a  exploracao de terras indigenas.




Hugh Glass (DiCaprio)[e o personagem principal do enredo. Ele [e um dos cacadores do grupo e lider guia nas terras inospitas onde indios selvagens fazem valer o controle do seu territorio matando todo e qualquer homem que nao faca parte do seu grupo. 
Em seu historico, Glass, que ja foi casado com uma india e com quem teve um filho que hoje o acompanha, possui problemas relacionados a preconceito e racismo sofrido por ele e por seu rebento, a quem salvou no passado ao defender sua familia de um ataque militar à tribo com quem vivia. 

No seu atual grupo, John Fitzgerald (Hardy), cujo nome carrega uma ironia fina no que se refere à exploracao estadunidense dos territorios indigenas, [e o unico a não esconder seu racismo perante o jovem filho de Glass. 
A relacao dos dois homens [e o enredo de toda a historia do filme, colocando-os em extremos opostos onde a vinganca [e a trajetoria do destino de ambos. 
Gravemente ferido depois de sobreviver ao ataque de um urso, Glass [e deixado sob os cuidados de seu filho e de Bridger, outro rapaz fiel ao homem, bem como de Fitzgerald, cuja vontade declarada seria terminar o sofrimento do colega desde o inicio. 


Ao agir por conta propria Fitzgerald deixa Glass em uma cova rasa e segue seu caminho no intuito de recolher a recompensa por ter ficado como responsavel pelo morto. 
The Revenant [e uma narrativa e uma reflexao muito profunda e dura sobre a resiliência do individuo.
 
Desde a luta do protagonista contra o urso ate o momento no qual Glass precisa se aquecer utilizando modos nada convencionais. Tudo, tudo [e sobre a forca que o ser humano tem de sobreviver quando se tem uma motivacao enorme a ser seguida. No caso de Glass, a vinganca.


Alem da forte historia. A composicao do filme [e surreal. Fotografia impecavel. Atuacoes impecaveis. Figurinos impecaveis. O filme tinha tudo pra ser the best. So deixou a desejar no tempo. O filme dura 156 minutos. Se tivesse 120 a gente acabaria com gostinho de quero mais. 

Mas [e logico que vale  muito a pena assistir, muito mesmo. No entanto, apesar de ser muito bom, [e um dos poucos filmes que nao assistiria novamente pq pra mim bateu demais. Cenas muito fortes, saber que tudo aquilo de fato aconteceu, me deixou mais tensa e reflexiva do que normalmente fico em filmes. Mas que vale a pena os choques de realidade, isso vale.


3 comentários:

  1. Muito massa Jana! Atualmente fugindo de coisas muito fortes rsrs mas, acho que vale a pena assistir em breve

    ResponderExcluir