quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pessoas x seus objetos


Semana passada fui para um encontro de filosofia organizado por Priscila Dias. 

O grupo se chama filosofia pra mulheres, mas homens tambem sao bem vindos.













O debate da sexta teve como convidado o Desing Felipe Machado.      


Fazia tempo que nao me reunia com um grupo tao legal e produtivo.

O tema foco foi "As pessoas e seus objetos".

Acredito que a maioria de nós não pensa muito a respeito dos significados do que usamos. adquirimos e desejamos. Geralmente se fala de objetos e bens como um comercio. Como algo adquirido pelo sistema capitalista. Na maioria das vezes quando pensamos sobre isso vamos pra uma linha politico socio economica. Mas la foi diferente, o discurso foi pra um lado poetico de ser o que se tem e o que queremos ter.





Felipe  para introduzir essa linha de pensam
ento tambem nos deixou a cerca de  alguns pontos historicos. 

Antigamente a gente era analisado por ser filho de fulano de tal. Por ter a profissao tal que faz parte de uma tradição familiar. Hoje somos analisados pelo que temos e desejamos.

Logico que temos nessa nova versão uma faca de dos cumes. Afinal com isso vem a carga de esteriotipos e possiveis deturpacões de quem somos. Mas no geral das analises achei que super vale o risco.

Me emocionei bastante com a performace da Priscila contando o porque de ter alguns objetos e o que eles representavam pra ela. Senti naquele nomento a emoção do afeto. do gosto. do cheiro. do tato.....Parecia fazer parte do meu ser tambem.





E comecei a pensar em pequenas e grandes coisas que adquiri e me moldei ao longo desse ano na Irlanda. Lembrei da minha sobrinha de frevo que virou decoraçao da sala. Talvez em Recife nunca viesse a fazer parte da decoraçao, mas aqui senti necessidade de algo para me representar. De ter algo da minha terra. Uma pequena coisa, mas que faz toda diferenca quando ouvi os relatos e pontos de vista de Felipe e Priscila e dos demais participantes.

Outro ponto que achei bem interessante foi a reflexao sobre o valor das coisas. Como definir o valor. Nesse momento passou por nós um tapetinho. E o maximo que foi barganhado foi por 30 euros. Depois que ouvimos e vimos a verdadeira historia do tapete. Seria capaz de da todo dinheiro do mundo. O tapete é feito por uma senhora de uma zona muito pobre no sudeste do Brasil. E com eles ela ajuda nao so ela como a comunidade dela inteira. Historia muito linda. E que nos mostra que o valor das coisas tambem vem do coracao.



Foi uma conversa  muito produtiva e enriquecedora e espero ter a oportunidade de ir pra mais encontros do grupo.  Geralmente acontecem uma vez por mes em Dublin. Aviso sobre o proximo antes de acontecer. Prometo.



No final tivemos a chance de fazer um troca troca de objetos e falar um pouco a respeito do porque trocar. Nesse troca troca ganhei uma bota linda. Uma bolsa estilosa. Uma canetinha e um caderno de oracoes.


Fotos by Leonardo Gali




Um comentário: