quinta-feira, 3 de março de 2016

Belgica 2: Brugges


Praticamente todo mundo que conhece Bruges saí de lá encantado com o charme de suas construções medievais. Tudo perfeito. Fiquei curiosa e fui pesquisar quem transformou a cidade.

Descobri que a cidade foi totalmente repaginada por volta de 1870 para passar ainda mais essa impressão medieval aos turistas. Ao perceber que a economia não estava indo bem, o conselho de Bruges decidiu contratar o arquiteto Louis Delacenserie (1838-1909) para dar esse toque nas construções da cidade. E realmente deu certo. PERFEITOOOOOOOO!



E as surpresas e descobertas da cidade nao param por ai...

Você já ouviu falar das Beguines? Sao mulheres que nasceram por volta do ano de 1200 e alegavam serem esposas de Jesus. Devido essa crença, elas acabaram sendo rejeitadas pela igreja católica, tendo que viver uma vida independente. 

Hoje em dia nenhuma beguine mora lá, mas o lugar ainda permanece exclusivo à mulheres e seus portões fecham todos os dias as 18:30, não sendo permitido a entrada de homens depois desse horário.


Reza a lenda que a presença dos cisnes nos lagos de Bruges foi uma punição à população feita pelo imperador após a execução de Pieter Lanchals,  um dos administradores da cidade. Como o significado do sobrenome dele era “pescoço longo” e o brasão de armas da família Lanchals era um cisne, o imperador amaldiçoou a cidade a sempre ter estas aves em seus lagos.  Só não entendi porque isto seria algo ruim, já que deixa a cidade tão mais bonita…O lago deles foi meu lugar predileto.





Mais uma lenda, da cidade perfeita: 



Reza a lenda que o Lago do Amor tem esse nome porque o marinheiro que vivia por lá escolheu um pretendente para a sua filha, Minna, mas ela, por sua vez, era apaixonada por outro homem, que teve que partir quando iniciou a guerra com os Romanos. Antes de sua partida, eles juraram amor eterno!

Por algum tempo ela conseguiu convencer o pai que o casamento com o noivo escolhido não daria certo, mas chegou um momento que ele não aceitou mais essa desculpa e a obrigou a casar. Dividida entre a sua promessa ao amante e a vontade de seu pai, ela resolveu fugir para nunca mais voltar. Ao final da guerra, quando o seu amante retornou a cidade, ele descobriu que ela não estava mais lá e começou a uma busca árdua pela amada. Ao reencontrá-la, ela estava tão exausta de sua peregrinação que acabou morrendo em seus braços.



Um comentário:

  1. Também sem entender porque cisnes seriam punição..... ❤ Adorei conhecer Brugges.

    ResponderExcluir